EXISTE PREVENÇÃO PARA PNEUMONIA
- immunelifecg
- 20 de jun. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de jul. de 2022
O QUE É A PNEUMONIA?
Hoje viemos contar tudo que você precisa saber sobre essa doença que afeta pessoas de todas as faixas etárias, porém crianças e idosos necessitam de atenção especial.
A pneumonia é uma infecção de acomete um pulmão ou ambos, geralmente se inicia nos alvéolos pulmonares, chegando nos brônquios e até mesmo no espaço presente entre os alvéolos, que chamamos de interstícios.
Esse locais que citamos devem estar limpos e livres de quaisquer substâncias que possam impedir a troca gasosa, entretanto uma pessoa acometida pela pneumonia tem seus alvéolos preenchidos por líquido ou pus. Veja a imagem abaixo.

Diferente da gripe não é de fácil transmissão, entretanto existem diversos tipos de pneumonias onde o tipo de agente infeccioso pode variar.
TIPOS DE PNEUMONIA
PNEUMONIA BACTERIANA
A mais comum e geralmente contraída através da inalação de gotículas contaminadas ou causada por bactérias presentes em nosso próprio organismo que podem desencadear a doença quando o individuo tem baixa de imunidade.
PNEUMONIA VIRAL
Neste caso os responsáveis são vírus que geralmente afetam o trato respiratório. O vírus influenza, causador da gripe, é um dos vilões neste caso, bem como a Covid-19.
PNEUMONIA QUÍMICA
Esse tipo de pneumonia tem chance de desencadear em casos de aspiração de alguma substância química que possa ser tóxica ao organismo, a exemplo disso temos a inalação de algum tipo de fumaça tóxica liberada por incêndio.
PNEUMONIA ASPIRATIVA
Causada por alimentos ou líquidos com agentes infecciosos, que durante a alimentação não foram engolidos direito, indo parar direto no pulmão.
PNEUMONIA NOSOCOMIAL
Os afetados neste caso são pacientes de UTI e que dependem do auxílio de aparelhos para manter sua saúde, logo a contração da doença se dá pelos aparelhos inseridos que levam o agente infeccioso até os pulmões.
PNEUMONIA FÚNGICA
Como o próprio nome sugere, é causa por fungos. Pessoas imunodeprimidas como é o caso das que sofrem com câncer, tem maior probabilidade de desencadear a pneumonia fúngica.
PNEUMONIA ATÍPICA
Aqui os agentes infecciosos são menos comuns e podem causar sintomas por todo corpo, não somente nos pulmões.
QUAIS OS SINTOMAS?
Como você pode ver, existem diversos tipos de pneumonia e com os sintomas não é diferente, mas isso não significa que uma pessoa que contraiu a doença terá todos os sintomas, ou seja, os sintomas e a intensidade deles pode variar conforme o organismo de cada um. Fique atento a lista que dispomos abaixo:
tosse seca ou com secreção;
febre alta;
falta de ar;
dor no peito;
dor nas costas;
falta de apetite;
mal-estar geral;
alteração na pressão arterial;
fraqueza;
respiração acelerada.
Atenção: existem fatores que aumentam o risco de contração da pneumonia, dentre eles temos: fumo, álcool, mudanças bruscas de temperatura, ar-condicionado deixando o ar seco e gripe ou resfriados mal tratados.
QUAL A RELAÇÃO DO FRIO COM A PNEUMONIA?
O frio não causa pneumonia, para que isso ocorra é necessário que o indivíduo seja infectado por um vírus ou bactéria, logo o que realmente acontece é que com baixas temperaturas as pessoas buscam ficar em locais fechados e em muitos casos aglomeradas, isso pode facilitar a transmissão de vírus propensos a causar essa doença.
COMO PREVENIR A PNEUMONIA?
Felizmente tem como se prevenir dessa doença, fique atento as informações a seguir:
mantenha uma alimentação saudável;
beba água;
pratique atividades físicas;
mantenha hábitos de higiene;
mantenha o ambiente sempre ventilado e siga as orientações de manutenção e limpeza do seu ar-condicionado;
evite se expor a mudanças bruscas de temperatura;
não fume e evite o consumo de álcool;
mantenha a vacinação em dia, seja a específica para prevenção da pneumonia, como outras que visam proteger o trato respiratório, como por exemplo a que protege contra a gripe e a Covid-19.
VACINAS PARA PREVENÇÃO DA PNEUMONIA
Acredite, para muitas pessoas a vacina que protege contra a pneumonia é desconhecida. Hoje temos disponível 3 tipos: a pneumocócica conjugada 10 valente (VPC-10), pneumocócica conjugada 13 valente (VPC13) e a pneumocócica polissacarídica 23 valente (VPP23).
Um detalhe importante a ser descrito aqui é que essas vacinas não previnem somente a pneumonia, mas também a otite e a meningite.
Você deve estar se perguntando, mas qual eu devo tomar? Então vamos as explicações...
A VPC-10 previne contra 10 sorotipos de pneumococos, sendo eficaz contra 70% dos casos de doenças graves (pneumonia, meningite e otite), disponibilizada pelo Programa Nacional de Vacinação para crianças, sendo duas doses com intervalo de 2 meses no primeiro ano de vida e um reforço aos 12 meses.
A VPC-13 previne contra 13 sorotipos de pneumococos, sendo eficaz contra 90% dos casos de doenças graves (pneumonia, meningite e otite), disponibilizada em clínicas particulares como aqui na Immune Life, que somos especializados em imunização e prevenção de doenças através da vacinação.
O esquema vacinal da VPC-13 recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), são de quatro doses, sendo aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforço entre 12 e 15 meses.
Crianças não vacinadas entre 1 e 2 anos de idade deverão receber 2 doses da VPC-13 com intervalo de 2 meses entre ambas. Já para crianças não vacinada entre 2 e 5 anos, recomenda-se apenas uma dose, porém em casos especiais de doenças crônicas é necessário complementar com a pneumocócica polissacarídica 23 valente (VPP-23).
Crianças a partir dos 6 anos, adolescentes e adultos não vacinados, a aplicação de uma dose é suficiente para prevenção, porém em casos de doenças crônicas pode ser indicado a segunda dose e até mesmo o complemento com a VPP-23.
Para os idosos é recomendado complementar a proteção com VPP-23.
Por último e não menos importante temos a vacina pneumocócica polissacarídica 23 valente (VPP-23), disponibilizada em clínicas privadas como aqui na Immune Life, capaz de proteger contra até 23 sorotipos de pneumococos, porém essa é recomendada apenas em casos especiais e como rotina apenas para idosos.
Lembrando que a VPP-23 tem menor duração que a VPC-13, sendo necessário o reforço a cada 5 anos conforme recomendação.
Meu filho recebeu a VPC-10 pela rede pública, ele pode receber a aplicação da VPC-13 na rede privada para reforçar?
Pode, porém desde que esteja na faixa etária recomendada e de acordo com o esquema vacinal indicado.
Além destas específicas, vacinas que previnem doenças que podem evoluir para a pneumonia, são indispensáveis, como a da Gripe Tetravalente e a contra Covid-19. Temos uma publicação completa em nosso site com tudo que você precisa saber sobre a vacina tetravalente contra os vírus causadores da gripe.
VACINA CONTRA A PNEUMONIA EM CAMPO GRANDE-MS
Aqui na Immune Life temos disponível tanto a vacina contra a pneumonia, quanto a contra a gripe tetravalente, além de todas as recomendadas pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Somos uma clínica particular de vacinação em Campo Grande/MS, especialistas na prevenção de doenças através da vacinação.
Estamos localizados na Av. Hiroshima, 957 - Villa Nascente.
Para quaisquer dúvidas, entre em contato com a nossa equipe, ficaremos felizes em ajudar. Fonte: site da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).